quarta-feira, 14 de abril de 2010

COMUNICAÇÃO (2)

“Respeita o teu esforço, respeita-te a ti mesmo”.

Após duas provas do Campeonato Nacional de Paintball e nas quais presenciei as finas do outro lado da rede, deliciei-me ao ouvir nesta última prova e bem de perto o que os finalistas comentavam antes do grito dos 10 segundos.

Retrocedamos um pouco no tempo, Beira-Mar e Benfica chegaram as finais utilizando métodos completamente opostos. Enquanto os primeiros jogaram em contra-ataque e utilizando alguns tiros cruzados para fazer cair em primeiro lugar um adversário, os segundos o fizeram claramente em domínio territorial desde o primeiro segundo e jogando pelas linhas.
Uns e outros foram claros merecedores da ansiada FINAL!!!

Primeiro ponto, encontro-me atrás do arranque do Beira-Mar e como é habitual nestes casos e na maior parte das equipas o que se ouve são palavras de incentivo… “vamos lá ganhar a estes gajos” ou “não vamos dar hipóteses…”.

Nada de transcendente, peculiar o facto de não utilizar adjectivos que menosprezem o adversário e sim utiliza-los somente para incrementar a atitude positiva dos Beira-Mar.

Beira-Mar 1-0 Benfica.

Segundo ponto e foi a partir daqui que encontrei formas de comunicar diferentes nos capitães de ambas as equipas e naqueles a que eu chamo líderes na sombra.

… encontro-me atrás (novamente) do arranque do Beira-Mar e ouço o Horto (capitão do Beira-mar)… “estão a ver o F.Mendes? mais parece um comboio a carvão, vou tira-lo no pré” o líder na sombra e mais conhecido por Canelas, continua com palavras de incentivo.

Beira-Mar tira o F.Mendes no pré e o resultado é 2-0 Benfica.

Terceiro ponto e ainda no arranque do Beira-Mar… Horto para um jogador da equipa “agora és tu que vais tirar o F.Mendes está mesmo a pedir que lhe acertes na cabeça”.

Beira-Mar tira o F.Mendes no pré mas o Benfica ganha este ponto (2-1).

Troca de campo e agora estou atrás do arranque do Benfica, Hugo – capitão do Benfica – procede a alterações de jogadores e não deixa entrar nenhuma segunda linha, palavras de incentivo e... “Tiago (coelho), deste lado o ângulo é completamente diferente, agora não te tiram”.

Bom arranque de ambas as equipas mas o tiro cruzado que se fazia do lado da cobra em direcção as chamuças aniquila o Tiago e o Hugo na compensação… resultado Beira-Mar 3-1.

Antes do arranque do Benfica para o quinto ponto… o F.Mendes manifesta as dificuldades que esta a sentir em chegar a base das chamuças ao que o líder na sombra (Tiago Coelho) responde “vais directo e vais chegar vivo” ainda “temos tempo malta vamos para cima deles”.

O F. Mendes chegou o Tiago Coelho fez um arranque impressionante e o Benfica ganhou este ponto… resultado Beira-Mar 3-2 Benfica.

Faltam segundos para acabar o jogo, sexto ponto e o Miguel Franco, o jogador mais em forma da actualidade, pergunta ao capitão… “Hugo o que faço? “ resposta “Não sei… mas desfaz o lado da cobra”.

O Benfica sem tempo e o Beira-Mar sem medo deu final do jogo e vitória final do Beira-Mar.

O que encontramos nestas formas de comunicação? Para além do lado cómico que podem ter quando temos os batimentos cardíacos em repouso, é impressionante que a comunicação foi sempre para dentro do grupo, sem tocar em factores externos do jogo (árbitros, campo, vento, bola, marcadores) e mostrando um auto-respeito enorme.

O respeito é um sentimento? sim, um pensamento? sim, uma mentalidade? sim.

Mas o que estas duas equipas mostraram neste jogo foi uma filosofia de vida!
Destaco o Beira-Mar neste momento, porque tem comunicado com resultados (vitórias em todas as divisões até chegar a Gold), tem comunicado com seriedade para o exterior e utilizando canais

que todos conhecemos mas poucos utilizamos.



O auto-respeito e o envolvimento dedicado de todos permitiu-lhes atingir o primeiro lugar neste CN e uma boa aventura além fronteiras.


To be continued