quarta-feira, 14 de abril de 2010

COMUNICAÇÃO (2)

“Respeita o teu esforço, respeita-te a ti mesmo”.

Após duas provas do Campeonato Nacional de Paintball e nas quais presenciei as finas do outro lado da rede, deliciei-me ao ouvir nesta última prova e bem de perto o que os finalistas comentavam antes do grito dos 10 segundos.

Retrocedamos um pouco no tempo, Beira-Mar e Benfica chegaram as finais utilizando métodos completamente opostos. Enquanto os primeiros jogaram em contra-ataque e utilizando alguns tiros cruzados para fazer cair em primeiro lugar um adversário, os segundos o fizeram claramente em domínio territorial desde o primeiro segundo e jogando pelas linhas.
Uns e outros foram claros merecedores da ansiada FINAL!!!

Primeiro ponto, encontro-me atrás do arranque do Beira-Mar e como é habitual nestes casos e na maior parte das equipas o que se ouve são palavras de incentivo… “vamos lá ganhar a estes gajos” ou “não vamos dar hipóteses…”.

Nada de transcendente, peculiar o facto de não utilizar adjectivos que menosprezem o adversário e sim utiliza-los somente para incrementar a atitude positiva dos Beira-Mar.

Beira-Mar 1-0 Benfica.

Segundo ponto e foi a partir daqui que encontrei formas de comunicar diferentes nos capitães de ambas as equipas e naqueles a que eu chamo líderes na sombra.

… encontro-me atrás (novamente) do arranque do Beira-Mar e ouço o Horto (capitão do Beira-mar)… “estão a ver o F.Mendes? mais parece um comboio a carvão, vou tira-lo no pré” o líder na sombra e mais conhecido por Canelas, continua com palavras de incentivo.

Beira-Mar tira o F.Mendes no pré e o resultado é 2-0 Benfica.

Terceiro ponto e ainda no arranque do Beira-Mar… Horto para um jogador da equipa “agora és tu que vais tirar o F.Mendes está mesmo a pedir que lhe acertes na cabeça”.

Beira-Mar tira o F.Mendes no pré mas o Benfica ganha este ponto (2-1).

Troca de campo e agora estou atrás do arranque do Benfica, Hugo – capitão do Benfica – procede a alterações de jogadores e não deixa entrar nenhuma segunda linha, palavras de incentivo e... “Tiago (coelho), deste lado o ângulo é completamente diferente, agora não te tiram”.

Bom arranque de ambas as equipas mas o tiro cruzado que se fazia do lado da cobra em direcção as chamuças aniquila o Tiago e o Hugo na compensação… resultado Beira-Mar 3-1.

Antes do arranque do Benfica para o quinto ponto… o F.Mendes manifesta as dificuldades que esta a sentir em chegar a base das chamuças ao que o líder na sombra (Tiago Coelho) responde “vais directo e vais chegar vivo” ainda “temos tempo malta vamos para cima deles”.

O F. Mendes chegou o Tiago Coelho fez um arranque impressionante e o Benfica ganhou este ponto… resultado Beira-Mar 3-2 Benfica.

Faltam segundos para acabar o jogo, sexto ponto e o Miguel Franco, o jogador mais em forma da actualidade, pergunta ao capitão… “Hugo o que faço? “ resposta “Não sei… mas desfaz o lado da cobra”.

O Benfica sem tempo e o Beira-Mar sem medo deu final do jogo e vitória final do Beira-Mar.

O que encontramos nestas formas de comunicação? Para além do lado cómico que podem ter quando temos os batimentos cardíacos em repouso, é impressionante que a comunicação foi sempre para dentro do grupo, sem tocar em factores externos do jogo (árbitros, campo, vento, bola, marcadores) e mostrando um auto-respeito enorme.

O respeito é um sentimento? sim, um pensamento? sim, uma mentalidade? sim.

Mas o que estas duas equipas mostraram neste jogo foi uma filosofia de vida!
Destaco o Beira-Mar neste momento, porque tem comunicado com resultados (vitórias em todas as divisões até chegar a Gold), tem comunicado com seriedade para o exterior e utilizando canais

que todos conhecemos mas poucos utilizamos.



O auto-respeito e o envolvimento dedicado de todos permitiu-lhes atingir o primeiro lugar neste CN e uma boa aventura além fronteiras.


To be continued

12 comentários:

Nuno Lourenco disse...

Boas Raul!

Finalmente de volta ao Blog! ;)

Acho que está aqui um artigo muito bom, é bom destacar este aspecto do jogo, e a diferença entre as equipas.

Antes demais acho que o Beira-Mar está de parabens. Acho que sem nenhuma dita "estrela", têm um plantel equilibrado, o que se transforma de luxo, se juntar-mos a hegemonia, coesão e o intrusamento que a equipa foi adquirindo ao longo de todos estes anos que jogam juntos.

Falando da descrição do que presenciaste, acho que é de saudar a boa onda e moral que se ouviu no core do Beira-Mar, e souberam cortar o ponto forte do benfica.

Do Benfica e com conhecimento de causa, nas alturas em que o Benfica está a perder, pode-se ouvir uma vez por outra uma palavra de apoio e de motivação. Mas normalmente reina o silêncio, e a concentração. Quanto ao que o Hugo disse ao Miguel, é o creme de la creme, todos os que estão la dentro têm de puxar pela cabeça, e o Hugo faz ver isso a maioria das vezes, tal como eu de certeza que ele reparou que o Miguel já nao precisa que lhe digam o que fazer.

abraços
Ossos

Ps: mais artigos sff!! ;)

Raúl Tavares disse...

Olá Ossos!

Sem dúvida o Beira-Mar está de parabéns, um jogo muito entrosado e especialmente uma boa posição (corporal) defensiva nos obstáculos.

Em relação ao que o Hugo disse ao Miguel é engraçado que o Miguel na altura optou pela Base da cobra, achei sinceramente que fosse para Gaia ou cobra 2 para chamar atenções e o Hugo poder entrar pelo meio.

Abraço grande,

Raúl

Nuno Lourenco disse...

ele nao foi para cobra 2 porque foi o Pires, o problema é que o Pires ja nao saiu de lá devia ter arriscado mais.

Raúl Tavares disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento. Não tinha repardo na altura.

Assim já faz mais sentido.

Abraço,
Raúl

Miguel disse...

Boas a todos os leitores do blog..

Raul, acho que tens aqui um bom artigo, sem duvida quem esta fora de campo compreende muito melhor como dizes a "comunicação" e é verdade o Beira-Mar está a jogar bem e como já disse (se ouviste na entrega dos premios) que eles estão de parabéns, pois ganharam duas vezes seguidas a LPP..

Destacaste o que os lideres das equipas disseram para motivar os seus jogadores e podem utilizar qualquer tipo de linguagem motivante ou menosprezando os seus adversários (alias como tu e muita gente ja me ouviste a dizer ambas as coisas). Não há nada a explicar em termos de jogo que o Ossos explicou tudo muito bem.

Agora a unica coisa que eu posso acrescentar aqui é que pronto tivemos um 3º lugar e um 2º lugar (nunca em nenhuma LPP fiquei tao distanciado do 1º durante tanto tempo, nem os meus comopanheiros de equipa) e que da proxima LPP tenho a certeza que o 1º lugar seja nosso, não querendo tar a menosprezar os meus adversários em campo pois a mim disseram uma cena que faz muito sentido " Fear no one, but respect everyone" (uma frase de um líder de equipa que muita gente fala) , e tento fazer isso ao maximo, mas deixo aqui só uma coisa, a partir de agora irão presenciar o gigante do Benfica, nao vamos descansar até termos o 1º lugar garantido, vamos deixar tudo o que temos e o que não temos..

E em termos dos jogadores ( como o caso do Filipe Mendes que está ai a ser mais "atacado"), para quem realmente percebe de paintball em portugal sabe que ele é um dos jogadores que tem mais historia e titulos nacionais e internacionais, por isso acho que deviam pensar duas vezes para a proxima vez que disserem isso, que senão pode ser que o tiro saia pela colatera..

Abraços

Miguel Franco # 21
Benfica

"O Moliceiro" disse...

Olá a todos.

Miguel, meu amigo Miguel J
Visto que não gostas-te que tivesse feito mira ao Felipe na próxima vou fazer mira a ti J

Agora fora de brincadeiras, os que nos conhecem, verdadeiramente, conhecem-nos pela humildade, respeito e entreajuda.
Não somos nem nunca seremos: Arrogantes, desrespeitadores ou outros sinónimos ás palavras que disse anteriormente.
Aquilo que disse antes do jogo começar, e que foi aqui transcrito pelo Raul, é uma palavra de incentivo Miguel, uma palavra de animo e coragem á equipa, tu próprio tens um líder na tua equipa que diz palavras BEM PIORES.
Não te esqueças que eu ando nisto á pouco tempo mas há mais algum do que tu J Sou muito respeitador e no paintball gosto de aprender com os meus erros e com os que sabem mais do que eu! Como tu Miguel!

Gosto de entrar em campo e ser respeitado, como gosto e sempre respeito os meus adversários, portanto nunca foi vontade minha que interpretassem as minhas palavras como uma afronta ao Felipe. Porque o Felipe dispensa apresentações e muito menos precisa de quem o defenda.

Despeço-me com um abraço a todos sem prometer primeiros lugares ou coisas semelhantes que não estão ao meu alcance de garantir, é que a humildade corre-me no sangue, e isso ninguém me tira.

Horto.

Raúl Tavares disse...

Bem vindos Miguel e Horto,

Um orgulho saber que leram está crónica...o meu obrigado.

Antes de mais nada, acho (Miguel) que não devem ser considerados ataques o que o Beira Mar ou o Horto disseram numa final de uma prova do C.N.

Destaquei essa parte do jogo pq numa final, as vezes, não é suficiente jogar muito bem.

Desde já os meus parábens pela tua forma estas on-fire.

Horto, concordo contigo parabéns pela equipa construida e só um reparo... Humildade a mais é vaidade ;).

Abraços,
Raúl

"O Moliceiro" disse...

Olá Raul!

Que seja vaidade então, assim não vejo mal nenhum na mesma! :)

Um abraço!

Miguel disse...

Boas malta,

Horto nunca fiquei magoado ou chocado com o que tu disses-te ao Filipe, provavelmente se tivesse a jogar contra ele dizia coisas semelhantes (como já disses-te e o Raul) és um dos líderes da tua equipa, logo tentas motivar os teus jogadores da maneira que te convem (nao penses que te estou a atacar a ti por teres dito tal coisa), disses-te aquilo e sei muito bem como é que tu és dentro e fora de campo, muita humildade em todos os parametros, tenho a felicidade de te conheçer a esse ponto.
Se eu magoei de alguma maneira alguem de alguma forma, peço desculpa pois nao era esse o meu objectivo.
Como ja disse tao de parabens pelos 1ºs lugares, mas pronto tambem queria deixar ali o meu ponto de vista e o que eu sei que o benfica esta disposto a fazer pelo 1º lugar (é verdade que temos que manter humildade mas tambem deves em quando é preciso arrogância).

Raul obrigado pelo elogio ;)..

Abraços e vemo-nos na proxima LPP

Angelo Canelas disse...

ora boas noites :D
pareceme a mim que a prova em aveiro vai estar a 100% ;D
ja agr aproveito para quem precisar de info sobre dormidas ou o que for passem no blog ou mandem pm ou por aki mesmo , estamos disponiveis para esclarecer o melhor possivel .
angelo canelas
team beira-mar .

Planeta Redondo disse...

Boas

Poucas vezes li o Paintball tão vivamente descrito de dentro para fora.

Parabéns pelo artigo e a melhor das sortes para este espaço.

AC

Raúl Tavares disse...

Obrigado André e retribuo os desejos.

Raúl