quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

COMUNICAÇÃO

Lembram-se da primeira crónica?

• Gestão financeira;
• Gestão desportiva;
• Gestão comercial;
• Comunicação;

Sim, agora abordaremos a comunicação, como comunicamos? o que comunicamos? o que queremos comunicar? e de que forma o poderemos fazer?

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de métodos: duas pessoas em conversa cara-a-cara ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permite interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional… e muito mais…

No papel de emissores é interessante tentar perceber que imagens e sensações transmitimos aos receptores… como uma imagem vale mais do que mil palavras… vejamos o seguinte vídeo:


Acham necessário perceber o que eles transmitem verbalmente? Os “all black’s” fazem questão de mostrar pela expressão facial, corporal, verbal e pela disposição (normalmente em V) do conjunto de jogadores o que querem transmitir.
A quem diga, que normalmente antes de começarem qualquer jogo esta dança Maori, fornece-lhes a partida uns pontos de avanço, porque?

Coloque-se no ambiente visualizado e na posição de jogador da equipa adversária, é surpreendente sentir-nos – numa primeira fase – intimidados, assombrados e talvez com oscilações nos níveis de confiança.
Agora, faça o inverso e coloque-se na posição da equipa “opressora”… para além das sensações que transmite a equipa adversaria quais as que você despoletou em si mesmo? Subida dos níveis de confiança, tensão muscular positiva e determinação.

Muitos dirão que os All Black’s não ganham sempre e até que perderam inúmeras finais, mas o que é certo é que numa percentagem elevadíssima iniciam os primeiros 20 minutos de jogo na frente do marcador e normalmente disputam as finais das mais prestigiadas competições.

A volta da organização e com uma base sólida na gestão desportiva, criaram uma imagem (comunicaram) que posteriormente com transmissores “sociais” (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa) possibilitou ficarem conhecidos no mundo inteiro; hoje em dia se falarmos em rugby o primeiro pensamento recairá quase sempre sobre os temíveis All Black’s.




To be continued

3 comentários:

Nuno Lourenco disse...

Ola Raul,

Mais uma vez um bom post.

Há muito para falar de comunicação sem duvida, dentro e fora de campo, e dentro e fora de jogo.. dou-te os meus sinceros parabens, por teres começado por aqui..
Acho que é realmente importante esta forma de comunicação, por alguma razão fazemos o huddle no inicio dos jogos, e "hands down" os all blacks são o melhor exemplo que podias ter arranjado.

Por mim falo, quando estamos a começar um jogo e do outro lado se ouve um grito energetico e convicto, as coisas tremem, não quero dizer que ficamos com medo, mas ficamos mais atentos de certeza...

E eu nunca vi uma equipa de nivel de jogo mediocre a ter um grito bom e respeitado. (coincidências??)

abraços e parabens por mais post de qualidade

Nuno OSSOS

Raúl Tavares disse...

Ola Ossos,

Fico de veras feliz por teres gostado, já agora e a título de curiosidade, o vosso grito é qualquer coisa AUUU, podes dizer-nos exactamente qual é e como surgiu?

Abraço,
Raúl

Nuno Lourenco disse...

Epá o nosso grito salvo erro, foi o Humberto que decidiu mudar para uma coisa mais ligeira e comportada. até aí tinhamos um grito muito grosseiro e brejeiro. ;) portanto a mudança foi para melhor de certeza.

Mas é como tu dizes no teu post, não é o que dizemos que faz a diferença, é o como o dizemos e a maneira como o fazemos. Ate podiamos estar a cantar o "atirei o pau ao gato" se a emoção, o acreditar e o coração for da mesma grandeza, o efeito é idêntico.

abraços
Nuno OSSOS