quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CAMPEONATO NACIONAL – O mais nacional de sempre

Portugal tem uma área total de 92.090 km2, dividido em 18 distritos, mais os arquipélagos da Madeira e os Açores.

Estimasse que a população seja de 10.700.000 habitantes, o distrito de Lisboa possui 2.200.000 habitantes, seguido pelo do Porto com 1.900.000 habitantes, Aveiro com 800.000, Leiria com 500.000 e Faro com 450.000.

Estou-vos a falar unicamente nestas zonas geográficas porque serão elas as representadas no próximo campeonato nacional 2011 (1ª divisão), o mais nacional de sempre.


Esta época, que findou (2010 – 1ª divisão), apresentava (como tem sido apanágio nos últimos anos) a distribuição das equipas na seguinte forma:


Lisboa dominava claramente, representada pelo S.L.B, Trolls, S.C.P e Belenenses, seguida pelo Porto que sempre foi representado pelos Metralhas, dando passo ao Algarve que tinha dado entrada neste escalão a 2 anos com 2 equipas das quais só sobreviveram os Azimut. Aveiro e Leiria entraram este ano com Beira Mar e União de Leiria…


A próxima época (2011 – 1ª divisão) arrancará da seguinte forma:






Lisboa terá a mesma representatividade que Porto e a incrível Leiria, Aveiro e Algarve mantêm o que tinham.

Tudo isto poderá suscitar as seguintes questões:


Pela positiva, o que se tem vindo a fazer em Leiria, Paintland um exemplo a seguir, União uma equipa ou um clube?

Pela negativa, o que esta a acontecer em Lisboa? nunca o X-ball teve tantos torneios/fornecedores nesta zona.

Porto e Faro, são o que são, derivado ao bom trabalho de Metralhas e Azimut? no caso de uns sem apoio no norte na vertente competição (x-ball) e no caso de outros claramente com apoios na competição tanto interna como externa.


Aveiro, consolida um excelente Beira Mar, com um rooster também ele nacional… onde se encontram jogadores de todo o país, será este o futuro?

“A olho nu”, parece que a vertente clube (Metralhas, Paintland, Azimut) faz pela sua zona de residência e tenta alargar o nosso desporto captando e fazendo escola, será?

Outra vertente é a de equipa, onde é clara a aposta no rooster sem dar importância a identidade ou génese, é verdade?

Que isto dava um lindo debate dava… afinal o número de habitantes ou a riqueza intrínseca há uma zona, não são pedras basilares para um óptimo trabalho, ou será tudo isto fruto do acaso?

To be continued

Sem comentários: