quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O JOGADOR – cometa ou estrela?

Há jogadores que, inesperadamente, nos tocam o coração e a razão de uma forma especial. E que subtilmente conseguem levar-nos a perspectivar o jogo de muitas outras formas.

Descentramo-nos então, daquilo que habitualmente somos e percepcionamos o jogo com um novo olhar... Tenho reforçado a minha consciência acerca dos jogadores Estrela...

Assim, organizo os jogadores em 2 grandes grupos: jogadores Cometa e jogadores Estrela.


Os Cometas, passam por nós em breves instantes; a sua presença, apesar de visível, não marca a vida de quem com eles se cruza.

Os jogadores Estrela, por seu lado, são luz, calor, vida! São presença viva, com quem se pode contar, mesmo nos momentos sombrios. São jogadores que conciliam a razão com a emoção de forma exímia.

Por muito que observe, não encontro muitos jogadores Estrela, talvez eu esteja ofuscado pela luz dos Cometas, ou então, os jogadores Estrela são realmente escassos...

Os jogadores Cometas quando aparecem, por breves momentos, conseguem reunir multidões de pescoço arqueado e olhos no céu, são contemplados, aplaudidos e depois… morrem. As multidões regressam a casa e no futuro ninguém se lembrará da data e nome do Cometa.

Os jogadores Estrela, estão sempre presentes, as vezes não os vemos ou porque as nuvens não deixam ou porque muitos estão distraídos a espera de um cometa, mas todos sabemos que eles estão aí.

O nome deles perdura, as datas mais significativas ficam gravadas, passam de geração em geração e nos momentos mais difíceis aparecem e guiam-te.

Apesar de não reunir multidões, são olhados por uns a procura de paz, por outros a procura de inspiração e o mais incrível é que gostam da companhia de outras estrelas, que coabitam no mesmo espaço de forma ordeira e com o seu próprio brilho.

Os Cometas são fugazes, querem o brilho todo para eles e seguem sempre a direcção que querem... claro, as vezes batem contra estrelas, planetas ou até mesmo contra outros Cometas e aí… desfazem-se.

E tu! és o que?


To be cotinued

Sem comentários: