terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O TREINO – preparação…

Há quem se prepare para o jogo e há quem se prepare para a vitória, quais as diferenças?

Quem se prepara para o jogo, tem que ser capaz de enfrentar os problemas apresentados pelo oponente, pelo terreno de jogo e ainda pela forma – no sentido mais lato – da sua equipa. Assim, a preparação deve ter por base a “protecção”; já que a invencibilidade prende-se com a defesa; e ainda, com a “capacidade ofensiva” ou ataque; que é de onde podemos obter a vitória.

Quem se prepara unicamente para a vitória, descura e coloca de lado as infindáveis hipóteses que o adversário (preparado) colocar-lhe-á durante o jogo/ponto.

Preparação…treino…

Para planificarmos o nosso treino, temos que definir o número de vezes que o iremos por em prática, vamos treinar quantas vezes por semana? Por mês? Por ano? A isto, anexar as competições, quantas por mês? E exactamente, quando irão acontecer?

Planificado o trinómio data/treino/competição, teremos que formar os ciclos de preparação, macrociclo, mesociclo e microciclo;






O termo “macro” vem da palavra Grega makros que significa algo de grande tamanho.

O macrociclo é o conjunto de meses (mesociclos) e semanas (microciclos), que constituem valências que só se obtêm a longo prazo. Como por exemplo, fluidez de jogo e resposta imediata dos jogadores perante mudança de sistema táctico ou como resposta a uma alteração imposta pelo adversário, basicamente estamos a incutir no subconsciente dos jogadores respostas (técnico/tácticas) automáticas as vicissitudes do jogo.





O mesoclico é o conjunto de semanas (microciclos), que outorgam alicerces básicos no jogador, técnica, capacidade física e gestão emocional deverão ser incutidos neste ciclo.


Especial atenção ao mesociclo competitivo: nos casos mais simples os mesociclos deste tipo compõem-se apenas de um microciclo introdutório, outro competitivo e outro recuperativo.


Microciclo (mikros ou pequeno):


Microciclo de choque; implica um grande volume global de treino e um nível elevado de mobilização, tendo como objectivo o estímulo dos processos de adaptação do organismo.
Constituem uma parte importante do trabalho de preparação e utilizam-se igualmente no período competitivo.

Microciclo de competição: tomando em consideração o número de competições e a duração temporal que as separam, estes microciclos podem limitar-se ao treino de preparação directa para a competição (terminal) ou aos procedimentos de recuperação. Podem incluir sessões de treino específico/táctico.

Estes conceitos servem – como já devem ter notado – para planificarmos a época de forma a que possamos ter uma vista ampla do que nos espera, traçarmos uma estratégia que vá de acordo com o que pretendemos e ainda, sempre e quando desejarmos, efectuar um zoom microscópico que nos permita melhorar as fraquezas e manter as virtudes.



Planifiquem bem e depois utilizem a maior das forças!



“Existe uma força mais poderosa que o vapor, a electricidade e a energia atómica. Essa força é a da vontade – Einsten”




TO BE CONTINUED

5 comentários:

Tiago Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Teixeira disse...

Uma maneira muito profissional de ver o desporto. É assim o futuro de qualquer desporto sério :)

abraço, Tiago

Raúl Tavares disse...

E é assim que nós funcionamos ou em alguns casos, iremos funcionar.

Este ano, o Tinta Lusa, será obrigado a falar de ti ;).

Abraço,
Raúl

Nuno Lourenco disse...

Parabens Raul!!
Mais uma vez um Post de grande qualidade e recheado de informação valiosa!
Pena que seja poucos! ;)

Vê se tens mais tempo :D

grande abraço
Ossos

Raúl Tavares disse...

Obrigado Ossos... vou fazer por isso.

Abraço grande,
Raúl