segunda-feira, 30 de maio de 2011

Entrevista exclusiva com Hugo Domingues (2ª Parte).

Segunda parte desta amena conversa, onde “o maior coração do Paintball nacional”, discute abertamente o que seria a selecção nacional… os jogadores escolhidos e os preteridos… do que são feitos os verdadeiros campeões… a saída do Benfica.

“…são muito altos o que os torna lentos e dificulta acabarem pontos na cobra e resolver jogos”

“alguns elementos da minha ex-equipa (SLB), disseram que estava na altura de sair”







Tinta lusa: vem aí a Nations Cup, no caso de apresentarmos uma selecção nacional, que 10 jogadores levarias?
Hugo: Miguel Franco (SLB), Nuno Lourenço (SLB), Hugo Pires (SLB), Teles (SLB), Tiago Batista (Dragons), Tito (Metralhas), Tiago (Metralhas), Anjix (U.Leiria) e por fim, eu (SLB) e o Mendes (SLB) para meter a malta na LINHA (risos).

Tinta lusa: O Sven? o Toni? ninguém dos Azimut?
Hugo: Há excelentes jogadores neste momento e qualquer um dos que joga em Div 1, nas 4 melhores equipas poderia jogar por Portugal.

Tinta lusa: sim, mas o Sven e o Toni, não têm lugar?
Hugo: Há meu ver, são muito altos o que os torna lentos e dificulta acabarem pontos na cobra e resolver jogos, quem tiravas dos 10 que escolhi?
O Sven joga nas bases, o Toni também, são bons bases para ficar na troca de tiros, mas são muito estáticos e no Millennium se não atacas perdes sem saber porque.
Preciso de bases como o Miguel Franco, rápidos e que saibam atacar

Tinta lusa: bem, eu sinceramente tirava o Teles e o Tito e apesar do Tito jogar nos Metralhas e saber que tem tudo para ser o melhor, este ano anda a arrastar uma lesão e não tem chegado a metade da forma que já nos habituou.
Hugo: O Tito… eu punha-o a render 200%, vejo-o jogar e sei o que é preciso dizer-lhe para ele ficar um fora de série.

Tinta lusa: Já agora, podes adiantar o que seria o 5 titular?
Hugo: Claro que sim, Miguel Franco na Cobra, Nuno Ossos na base da Cobra, Teles na Distribuição o Tiago nas Xamuças ou o Anjix, o que estivesse melhor nessa prova e o Tiago Batista na Base das Xamuças.
O Teles foi o jogador que mais me surpreendeu pela capacidade de liderar / organizar e ficar vivo para acabar os jogos. Faz-me lembrar o Humberto, muito inteligente e com excelente leitura de jogo e sabe atacar muito bem, quer pela cobra onde jogava no Beira-mar ou até pelas xamuças é um excelente jogador para o B e para ir depois terminar jogos.
Acredita em mim, para mim ele e o Franco neste momento são os melhores jogadores do Benfica.
Com esses 10 íamos dar uma excelente imagem.
Tinta lusa: bem, vou aproveitar e aqui fica o meu dez... Anjix (Leiria), Sven (Azimut), Toni (Azimut), Franco (SLB), Ossos (SLB), Pires (SLB), Formiga (Dragon), Tiago (Metralhas), André (Metralhas) e Mendes (SLB).

Tinta lusa: que qualidades técnicas e psicológicas tem que ter um campeão?
Hugo: Essa é uma boa pergunta. Na minha opinião, no Paintball actual, cada vez mais a vertente física tem vindo ao de cima, mas a experiencia e inteligência têm talvez um papel tão ou mais importante.
Passo a explicar, se olhares tecnicamente para as 4 melhores equipas do mundo ou da Europa ou mesmo de Portugal, vês jogadores fenomenais em que todos eles tecnicamente estão ao mesmo nível e todos sabem fazer pré, todos têm um excelente snapshooting, todos disparam há esquerda e direita, correm e disparam, fazem todos o mesmo, com uma margem de diferença, de uns para os outros, de 5 a 10%.
Com diferenças pequenas a esse nível, onde efectivamente podemos desnivelar? é no factor experiencia / força psicológica, é com isso que ganhamos ou perdemos.
Eu sei que por exemplo já não estou no expoente das minhas capacidades físicas, como quando tinha por exemplo 27 ou 28 anos, hoje com 36 e a barriga do Panda do Kung Fu, como diz o meu filho, tenho de me socorrer de outros factores para continuar a ganhar.
Eu olho e sei que não sou tão rápido como o Miguel Franco ou tão bonito a jogar tecnicamente, mas se me perguntares se sou melhor ou pior que ele, digo que estou cá para lhe fazer a vida negra e vence-lo se ele vacilar.
Meto em campo a experiencia que acumulei ao longo dos anos e como há pouco mencionas-te sou um jogador com uma capacidade para lidar com a pressão muito boa, sempre vivi a ganhar e habituei-me a isso, ele ainda está num processo de evolução e por vezes essa diferença é muito maior do que a física ou técnica.

Tinta lusa: e o futuro Hugo? Vais continuar a jogar? com os Dragons? Vais treinar alguma equipa?
Hugo: Eu nunca fui nem serei pedra no sapato de ninguém...
O ano passado alguns elementos da minha ex-equipa (SLB), disseram que estava na altura de sair e deixar os mais novos mostrar que também ganhavam e sabiam tomar conta do barco, eu assim o fiz...
Era para me retirar do Paintball de vez como fez o Tiago Coelho, mas após algumas provas em que joguei por brincadeira e para ajudar os Dragons, o Hugo (Capitão dos Dragon Legion) convidou-me a fazer parte da equipa para os ajudar a subir a Div 1.

Tinta lusa: então é para continuar? se te pedissem para voltar ao Benfica, voltavas?
Hugo: Eu graças a minha personal trainer e fisioterapeuta (Aninhas/Namorada… risos),
Sinto-me melhor fisicamente do que me sentia o ano passado em que andei fisicamente de rastos.
Por isso enquanto houver vontade por parte dos Dragons e eu me sentir em condições para ser útil, vou continuar a jogar...Aliás quando penso como será a minha vida sem o Paintball, não me vejo feliz.
Depois, quando não puder jogar mais, sei que vou de certeza treinar alguém que queira ser bom e queira GANHAR.

Tinta lusa: ainda não me respondeste, se te pedissem para voltar ao Benfica, voltavas?

Hugo: (to be continued)






5 comentários:

TROKKA disse...

Muito bom... Está a surpreender-me, apesar de ter algumas ideias diferentes quando ao 10 que ele e tu elegem.
Parabens, venha a proxima.

Raúl Tavares disse...

Obrigado Troka,

Também acho muito discutivel, ainda para mais quando nao aparece nenhum jogador do beira-mar que bem merecem.

Abraço,
Raúl

"O Moliceiro" disse...

A história não faz ninguém aparecer no 10 escolhido. É preciso “aparecer” e trabalhar muito para se conseguir ser um dos “escolhidos”. Prefiro não ver ninguém da minha equipa nesse “10”!!... assim pensam que têm de trabalhar ainda mais ….. Pra bom entendedor …

Abraços!!

João "aka" Gordo disse...

Os Cães da Vila vem por este meio exigir o reconhecimento mediático como elemento base na formação do Atleta João Teles... :)

Muito Obrigado!!

Raúl Tavares disse...

Bem-vindo João... esse reconhecimento já foi feito ;)

Abraço,
Raúl