segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entrevista exclusiva com Hugo Domingues (3ª Parte).

Última parte, tenho a certeza que gostaram.




"...A minha grande escola foi os DYNASTY..."

"... fiz talvez um dos melhores contratos que já alguma vez houve no Paintball Europeu..."




Tinta lusa: ainda não me respondeste, se te pedissem para voltar ao Benfica, voltavas?
Hugo: Nunca vou dizer que não ao Benfica, mas sou um homem de palavra e teria sempre que falar com o meu GRANDE AMIGO HUGO.
Hoje olho e tenho uma família nova, não imaginas o sentimento que sinto pelos DRAGON o Hugo têm sido mais do que um Irmão para mim, conheci-os numa fase muito complicada da minha vida e eles foram os principais alicerces para eu ter dado a volta por cima. Hoje vivo os momentos mais felizes da minha vida em todos os capítulos e eles estão do meu lado...e sempre estiveram...o Bruno têm um coração do tamanho do mundo, o Hugo como disse é mais que um irmão é uma espécie de Pai para todos na equipa, sem ele não havia DRAGON LEGION e não me estou a referir a dinheiro e logística. O Fabio é um miúdo espectacular, com um potencial enorme e uma vontade muito grande, assim como o Filipe que é o meu protegido e vou fazer dele um caso sério do Paintball português.
Ainda temos o Inácio que é fantástico em tudo, outro elemento que apesar de pouco ou nada jogar é mais um dos que dá 200% pela equipa.
O Tiago Batista está a fazer a melhor época desde que o conheço há cerca de 8 anos e é um valor seguro do PB nacional, faltava-lhe afirmar-se definitivamente, depois temos o Pequeno que andou um pouco afastado devido a problemas pessoais, mas também é importante para a equipa.
Claro que o Benfica são os meus miúdos...sempre e para sempre, nunca posso falhar para com o Ossos, Mendes, Gus, Pires ou o Miguel, nunca vão ouvir um não da minha boca, mas agora também me sinto em casa nos DRAGON LEGION, acho que estou bem onde estou, assim como o Benfica está bem sem mim, tudo têm um ciclo.

Tinta lusa: muitas vezes quando vejo jogadores a dizer que adoram Paintball, falo sempre num jogador português que até o carro vendeu para ir aos Estados Unidos…
Hugo: (risos) eu não vendi o carro para ir aos estados unidos, foi para comprar uma ANGEL ECLIPSE e foi bem antes de ir para os DYNASTY.

Tinta lusa: Estados Unidos, como surgiu essa oportunidade?
Hugo: Houve em 2001 uma prova do Millennium em Lisboa, jogou-se pela 1ªvez na EUROPA X-BALL e por selecções. A nós saiu a fava de termos de jogar contra a RUSSIA, sabendo que o vencedor desse jogo ia jogar contra os EUA.
Imagina-me com 27 anos, excitado por ir jogar por PORTUGAL, convidei a minha família quase toda para ir ver o jogo. Acontece que os Russos, como Máquinas que são, andaram a treinar X-Ball 3 meses antes da prova, nós nem sabíamos como a coisa funcionava…resultado…fomos sovados 16-1... a frente de todo o mundo. Eu já desesperado, a partir dos 6-0, fazia de tudo, ia para a cobra de arranque, para os 40 dos Russian Legion, X de arranque, fiz de tudo para marcar um ponto aos russos, cheguei a tirar 3 e 4 russos por ponto e perdíamos. Até que numa das minhas mil invenções matei 3 e dumpei o ultimo, ficou o Mendes vivo e ganhamos 1 ponto.
No fim do jogo estava pior que uma BARATA, nisto passa o Oliver Lang, Rodney Squires, Ryan Greenspan e Alex Fraige e dizem… “parabéns Hugo grande jogo”, ao que eu respondo com um sonoro “FUCK YOU GUYS… I just got smashed/humiliated in front of my family and you guys are still fucking with me, fuck you all”.
O Oliver aproximasse de mim e diz-me “Hugo a sério, parabéns, jogaste muito bem, nunca vimos uma vontade do tamanho da tua, tens um coração enorme e uma força interior fantástica” e quando o melhor jogador do mundo te diz isto tu paras e escutas.


Tinta lusa: impressionante…

Hugo: Nisto, o Rodney comenta que precisam de um jogador com essas características na equipa, rápido para ir logo para os 50 no inicio do jogo e marcar gajos.
Na prova seguinte do Millennium, o Rodney e o Oliver chamaram-me a tenda da WDP / ANGEL ao VIP spot HEAVEN, local onde só o creme de lá creme tinha acesso antigamente no Millennium.
Mal entro, vejo uns quantos fotógrafos da PGI, FACEFULL, etc... e o resto da equipa dos DYNASTY com uma camisola que tinha o meu nome… nem queria acreditar.
Foi o concretizar de um sonho.

Tinta lusa: O que aprendeste com eles, quais foram os grandes ensinamentos?
Hugo: A minha grande escola foi os DYNASTY, os Concelhos do Oliver Lang e do Humberto, tudo aquilo que eu sei aprendi com eles.
Se tu achas que eu motivo os que estão a minha volta, nem imaginas do que o Lang é capaz de fazer, aliás eu limito-me a tentar imitar o que ele fazia. Ele olhava para mim e dizia-me olhos nos olhos “Hugo, és um fenómeno, nasceste no país errado. Se jogasses tantas provas como eu jogo e treinasses tanto tempo como nós treinamos tu é que eras o Melhor do Mundo e não eu”, aquilo dito a um jogador que jogava Paintball há ano e meio… entrava em campo com uma moral que achava que só de olhar para os adversários eles já tinham perdido.

Tinta lusa: isso também acarretou sacrifícios, suponho?
Hugo: eu é que sei os sacrifícios que fiz para chegar onde cheguei, aprendi que não há impossíveis. A vontade e o querer movem montanhas, o querer ganhar mais que os outros e ter mais força interior, eu tenho uma vontade do tamanho do mundo e isso, o Oliver, até usou para incentivar os outros. Ele dizia malta olhem para o Hugo que entrou agora, já têm 27 anos e o que ele conseguiu em 2 anos “Will is POWER and HEART WINS GAMES, HEART IS WHAT WINS GAMES”.
Posso dizer-te que treinava quase todos os dias, ia sozinho para o campo treinar pré bunking, snapShooting, quando chegava ao campo do Paulo Nave do Portugal Aventura, as borboletas até fugiam (risos).

Tinta lusa: London Nexus, onde eu presenciei alguns jogos. Acho que foi a altura onde te vi a jogar mais feliz…
Hugo: depois de um ano a jogar CPL pelos XSV, acabamos a época em 6 lugar se não me engano, o que para uma equipa que veio de DIV2, foi assombroso.
Na última prova fui abordado pelo Jamie Abbott, capitão de equipa dos NEXUS e Irmão do Jeff Abbott dono da DYE EUROPE. Os Nexus nesse ano, eram de um senhor que se chama PETE ROBBO ROBINSON, ele entrou em choque com os atletas da equipa e vendeu a mesma há DYE.
Que por sua vez, queria ter uma equipa Bandeira, da empresa, na EUROPA, como tinha os IRONMEN nos Estados Unidos.
Lembro, que em 2007 estávamos na altura das vacas gordas no Paintball e fiz talvez um dos melhores contratos que já alguma vez houve no Paintball Europeu.
Para teres uma ideia, ganhava mais que o Mikko Huttunen e que Brandon Short dos Ironmen.

No nosso 1º ano o Objectivo pedido pelo Dave YoungBlood era classificarmo-nos para jogar SUNDAY CLUB (Domingo) e ficarmos entre as 8 melhores equipas, no 2º ano jogarmos para sermos das 4 melhores equipas e no 3º ano lutarmos para sermos campeões Europeus.
Foi assim que num jantar na Califórnia, em San Diego, mais uma vez assinei um contrato Profissional de Paintball.
Como nós até éramos um pouco acima da média, conseguimos logo no 1º ano ficar em 3º lugar da geral, atrás somente dos SUPER ALL AMERICAN e de uns imensos JOY DIVISION.
No ano a seguir, o Paintball entrou em recessão, assim como a economia mundial e houve imensos cortes.
Tive a sorte de o Dave Youngblood ser meu amigo e um homem de palavra, cumpriu o contrato na íntegra, mas com a condição de eu subir novamente o BENFICA para CPL.
No ano em que estou no Benfica para subirmos novamente a divisão máxima do Campeonato da Europa, os NEXUS, nas primeiras 3 provas nem às finais foram.

Tinta lusa: no Hugo, no finals?
Hugo: (risos) nessa altura, recebi 2 ou 3 e-mails do JEFF ABBOTT, completamente enraivecido… dizia que a culpa era minha, que não devia ter regressado ao Benfica e que eu é que mantinha a equipa unida e era um líder.

Tinta lusa: mas foste feliz nos Nexus?
Hugo: Nos Nexus já não era nenhum menino, tinha 32 anos e era um homem feito, mas é verdade que naquela equipa tudo aparecia feito, era impressionante, tínhamos tudo e mais um par de botas.
Talvez, por isso, me visses sempre bem-disposto.

Tinta lusa: agora, vamos falar do teu feitio?
Hugo: eheheheheh, Ups!



Tinta lusa: o nervo e a vontade fazem sentido no jogador/líder, no entanto, noto que fora das redes, extravasas e chegas ao ponto de quase desistir. A minha questão é... o Hugo fora das redes, é prejudicial ou não?
Hugo: aí, eu olho para ti como um exemplo a seguir e juro-te que tento mas não consigo.
E eu sempre fui de chamar os bois pelos nomes, por isso doa a quem doer vou sempre apontar dedos e chamar pelo nome ao jogador que falha.
Achas normal estares a ganhar numa final 3-2, faltarem 15 segundos para acabar o jogo… mandares trancar o campo e ninguém atacar e fazerem exactamente o contrário.

Tinta lusa: não será o teu amor pelo jogo e pela equipa que te cega as vezes?
Hugo: eu sempre soube lidar com os gritos, se é a isso que te referes, ou achas que o Fraige ou o Oliver quando estão a perder e jogas mal… vão-te falar ao ouvido e dar palmadas nas costas?



Tinta lusa: suponho que não…
Hugo: desfazem-te até há morte e não há cá desculpas… mas aprendes e cresces como homem e como jogador.

Tinta lusa: Para além do melhor jogador, foste até a data e sem desprimor para os outros, o melhor entrevistado, gostava que dedicasses umas palavras aos leitores do Tinta Lusa.
Hugo: Antes de mais queria agradecer-te pela possibilidade de participar no teu Blog, Blog o qual eu visito com alguma frequência, pois o conteúdo é sempre interessante e relacionado com o Paintball. Tenho de te tirar o chapéu pois a tua paixão pelo nosso desporto é quase ou até mesmo tão grande como a minha...Faltam mais pessoas como tu no nosso desporto, ainda queria alastrar os parabéns aos Metralhas, clube em que estas integrado e que têm 2 equipas em Div 1, o que é OBRA.










to be continued

4 comentários:

"O Moliceiro" disse...

Parabéns por tudo Hugo! Respect.

Miguel disse...

Excelente entrevista, Os meus parabéns ao Raúl e ao Hugo.. Dois senhores no paintball português no qual eu tive o prazer e o privilégio de crescer e jogar ao lado. Em todas as provas que realizo com eles no mesmo torneio peço sempre conselhos e pergunto sempre o que é que poderia fazer melhor..
Abraçao

Jaime Menino disse...

Parabéns pela entrevista ao Raul.
Parabéns ao Hugo, pelos seus feitos.
Mas... Há aqui muita imprecisão histórica nesta entrevista. ;)

Uma simples, tenho ideia que a Angel Eclipse era uma Angel Ironmen, por exemplo.

Outro pormenor é que o Hugo jogou o WC 2002 com os Dynasty, e a primeira vez que se jogou Nations Cup x-ball em Portugal no Megacampeonato foi em 2003. Tanto em 2001 como em 2002, e de novo em 2004 o formato da Nations Cup foi 7 man...

Já agora em 2003 os Dynasty andaram pelo Megacampeonato com um bruto melão relativamente ao Nations Cup, porque a selecção americana era liderada pelos Strange e não por eles como deveria ser o seu suposto direito (e como foi noutras temporadas), mas houve na altura alguma confusão com bola, patrocinadores e formato (ano em que a WDP lança a NPPL / 7 man nos EUA).

Eu diria que o Hugo menospreza o seu valor para um único momento de avaliação quando foi avaliado pelos Dynasty em várias ocasiões ao longo da sua carreira paintbolistica internacional. Sobretudo porque o Hugo melhor que toda a sua técnica a 100% e fisico a 100% é um dos melhores jogadores de equipa e com mentalidade de vencedor e isso é reconhecivel rápidamente.

Parabéns de alguma forma de novo para a entrevista, mas tenho ideia que o Hugo tem história para uma biografia de um atleta e de um herói de um desporto.

Jaime Menino

Raúl Tavares disse...

Obrigado Jaime por comentares e obrigado pelas correcções. Incrivel a tua memoria que vai até ao infimo pormenor.

Abraço,
Raúl