segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROGNÓSTICOS – só no fim…

Caminhamos rapidamente em direcção a 4ª prova do Campeonato Nacional o mais nacional de sempre.


Apesar da vénia ao CN da época passada, pela emoção a rodos com que nos brindou até ao último ponto, afigurou-se como uma corrida a dois, na qual ganhou o de sempre, Benfica.


Esta época é claramente a mais emocionante de sempre, uma corrida a três, com um quarto bólide esperançado num pouco provável choque em cadeia do trio da frente.


Não percebo muito de poker, mas para um simples “aficionado” como eu, parece-me que os Azimut possuem um par de ases, seguidos pelo S.L.B com par de Reis e Leiria com par de damas… para Metralhas será qualquer coisa como par de noves. O que é certo é que faltam duas cartas/provas por sair e tudo pode acontecer.





Analogias a parte, será este o ano em que o Benfica perde ou ganhará em photo finish?


Será que os Azimut dão continuação ao bom trabalho dos últimos dois anos e finalmente vencem o CN?


Será o estilo ponderado e defensivo do Leiria a sagrar-se campeão?


Após 15 anos, acontecerá o milagre que poderá levar os Metralhas ao primeiro lugar?


Se o S.L.B ganhar novamente, será extremamente meritório para o actual rooster, demonstram que conseguem ganhar sem os consagrados T.Coelho e H. Domingues. E todos sabemos o difícil que é iniciar um novo ciclo e mais ainda quando o anterior foi recheado de sucesso.

Se forem os Azimut a subir ao lugar mais alto do pódio, ganha para muitos, uma das equipas que mais prazer da ver jogar. Os putos dos Azimut, como muitos lhes chamam, apesar de terem três elementos na casa dos 30 anos, dariam continuidade ao estilo de jogo do S.L.B baixo o lema, “ganha mais vezes quem joga ao ataque”.


E se for o Leiria? Bem, se for o Leiria, será o premio para uma equipa experiente e muito bem liderada. Aguerrida como poucas e que joga (ultimamente) claramente na contra, ou seja, venceria – por primeira vez - um estilo diferente de jogo.


Ainda e no caso de muita sorte bafejar os Metralhas? Presenciaríamos o clube que há mais anos persegue este prémio e que definitivamente teria conseguido derrotar o grande inimigo interior que eles próprios criaram e que os faz fraquejar nos momentos decisivos (ao qual eu chamo o síndroma Fernando Mamede). No que há estilo de jogo se refere, é claramente de alta rotação e aberto.


O que poderá influenciar directamente o sucesso de uns para o insucesso de outros?

Pressão?


Neste item, é claro que o SLB possui jogadores que jogam a muitos anos nas divisões mais importantes do Millennium, assim, atribuiria nota máxima para os “vermelhos”.


Jogo?


No último CN os Azimut arrasaram, um pré com muitos marcadores e chegadas rápidas aos 40 e 50. Sim, neste momento, são a equipa com o melhor jogo.


Campos?


Há meu ver, este item será fundamental. Campos com grandes corredores na diagonal? Apostaria num óptimo desempenho do Leiria.


Campos com grandes linhas frontais? Cuidado com os Metralhas e o Benfica.


Campos onde a chegada aos obstáculos chaves pode ser feita sem necessidade de fogo supressivo, não tenham dúvidas, os Azimut dominam este tipo de layout.


Última nota, este fim-de-semana, tivemos (em peso) Azimut e Benfica no Millennium… sabemos o que isto contribui para a performance das equipas, se neste ponto poderíamos atribuir um empate técnico para estas duas equipas que se apresentam em Paredes (CN), irei adicionar um se não para Azimut. Cuidado com as longas viagens para o Norte, pelo que vi nos últimos anos, regra geral, esta equipa não se deu muito bem de Coimbra para cima.

Enfim, que ganhe o melhor e se possível que o melhor seja o que joga ao ataque.


To be continued

Sem comentários: