quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ESTATUIR A MELHOR AVENTURA (4)

Deixem-me partilhar a história de um homem que fracassou nos negócios com 21 anos, foi derrotado numa eleição legislativa com 22 anos, fracassou outra vez nos negócios com 24 anos, ultrapassou a morte da sua amada aos 26 anos, teve uma depressão nervosa com 27 anos, perdeu uma eleição para o congresso com 34 anos, perdeu – novamente – uma eleição para o congresso com 36 anos, perdeu uma eleição para o senado com 45 anos, fracassou na tentativa de se tornar vice-presidente com 47 anos, perdeu – mais uma – eleição para o senado com 49 anos…

No entanto, foi eleito presidente dos Estados Unidos com 52 anos…
O nome deste homem era Abraham Lincoln.

Quero com isto dizer, que somos frequentemente apanhados na armadilha mental de pensar que as pessoas de enorme de sucesso chegaram onde chegaram porque têm um dom ou algo espiritual. Contudo, um olhar mais de perto mostra que o maior dom que as pessoas de grande sucesso têm a mais do que as vulgares é possuir instintivamente uma grande capacidade de agir.
Instinto? Sim, do latim instinctu, é algo inato ao ser vivo, um tipo de inteligência no seu grau mais primitivo. Ele guia o homem e os animais que possuem um grau mais elevado na sua trajectória pela vida, nas suas acções, visando justamente a preservação do ser. Os instintos são adquiridos nas experiências vividas, no confronto com determinadas situações e nas respostas a elas, e então herdados pelas gerações posteriores. Eles se manifestam nos homens, na maior parte das vezes, através das reacções a certas emoções.

Perfil tipo dos jogadores; escolher jogadores é escolher instintos…antes de escolher os mais elevados tecnicamente, os velozes como trovões ou os que vos parecem ter um estilo de jogo espectacular, definam a vossa base (a quem fale muito em núcleo duro) com aqueles que possuem um instinto natural para a acção e o esforço; é nessas duas palavras que devemos ter à volta de – no mínimo - 40% dos jogadores.

Jogadores que não tenham medo de fracassar e que estejam dispostos a dar o exemplo… sempre… mesmo quando as coisas não correm bem.

Dentro deste lote, certifiquem-se que obtêm experiência o que normalmente acarreta know-how na metodologia de jogo e treino que queremos aplicar.

Agora, já temos um tronco forte e robusto com motivadores e persistentes estrategas, é a vez de aplicar sólidas ramas.

Na minha opinião a técnica deve ser acompanhada de uma boa energia (vitalidade física), velocidade e coordenação motora, procurem bases rápidos, cobras ultra-sónicos e muito técnicos… especializem os vossos jogadores, devem ter noção de como se joga em qualquer posição, mas tem que ter como alvo ser os melhores numa delas.

Se esta equipa se apaixonar pela organização e pela gestão desportiva do grupo, estarão apaixonados pela camisola, sim, as camisolas são as pessoas que as vestiram e as pessoas que as vestem com todo o projecto que elas representaram e representam.

É a paixão que leva as pessoas a ficar acordadas até tarde e a acordar cedo, é a paixão que leva os gritos de guerra a ouvirem-se!

Basicamente o que fizemos neste inicio de viagem foi simples… decidir o que realmente queremos; e, decidir que preço estamos dispostos a pagar para fazer com que aconteça, resta depois, pagar esse preço.

Sou fã da acção e da operacionalidade das e nas “coisas”, gosto de chamar às pessoas que sabem o que querem e que estão dispostas a pagar o preço necessário para o conseguir “as poucas que fazem” versus “as muitas que falam”.

“Se fizeres o que sempre fizeste, obterás o que sempre obtiveste” (anónimo)

Informação+acção = sucesso


To be continued

3 comentários:

Shupaputa disse...

Do melhor que por aqui vi.

Continua Raúl.

Nuno Pedrosa disse...

no mínimo inspirador. nem imaginas quanto...

Raúl Tavares disse...

Olá Barata e Pedra,

Engraçado um fazendo o seu caminho em Africa e outro tirando as pedras do caminho para quem mais gosta.

Cada um na sua medida... permitam que diga que inspiradores são vocês!

Forte e grande Abraço,
Raúl